All Live - Ao vivo em todos os momentos!

Seleção do 25º Festival de Cinema de Vitória reúne cinco filmes no dia 3 de setembro, a partir das 19h30, no Teatro Carlos GomesA Mostra Foco Capixaba c...

Mostra Foco Capixaba exibe força... Voltar

Mostra Foco Capixaba exibe força criativa do cinema feito no Espírito Santo

Mostra Foco Capixaba exibe força criativa do cinema feito no Espírito Santo

Seleção do 25º Festival de Cinema de Vitória reúne cinco filmes no dia 3 de setembro, a partir das 19h30, no Teatro Carlos Gomes

A Mostra Foco Capixaba chega a sua sétima edição no 25º Festival de Cinema de Vitória, no intuito de valorizar o cinema produzido no Espírito Santo. Neste ano, a mostra ocupa o Teatro Carlos Gomes na primeira noite do festival, dia 03 de setembro, a partir das 19h30, com cinco filmes que compõem um panorama da safra local recente. A entrada é gratuita.

Três ficções e dois documentários disputam o Troféu Vitória neste ano. A seleção teve curadoria do cineasta e professor Erly Vieira Jr., da crítica e pesquisadora de cinema Kênia Freitas, da mestranda em Cinema e Audiovisual Luana Cabral e do pesquisador e programador Waldir Segundo.

O curador Waldir Segundo ressalta a qualidade das produções locais, apesar das dificuldades de financiamento enfrentadas pelos realizadores. “Mesmo não sendo capixaba, sempre ouvi sobre a qualidade do cinema espírito-santense. Filmes surpreendentes, vibrantes e questionadores, em uma cena em plena ascensão. Ainda mais se considerados os recursos financeiros limitados, em comparação com os irmãos maiores do Sudeste”, afirma Waldir.

O curador destaca, ainda, a preponderância da autoria feminina entre os filmes

selecionados para a mostra, tendência que se observa também em outras janelas do festival: “Quatro dos cinco selecionados são dirigidos ou co-dirigidos por mulheres, enaltecendo e fomentando a abordagem feminina no cinema, extremamente necessária para oxigenar nosso olhar e nos desvincular do recorte masculino branco-cis-heterossexual, que predominou por mais de um século na história do cinema mundial”, argumenta o curador.

Filmes

Sobre o filme A mulher do treze, de Rejane Kasting Arruda, Waldir Segundo afirma que a autora propõe um olhar “calculado mas nem por isso frio, observando a efígie de ser humano que a velhice traz, dialogando com as inevitáveis experiências da solidão e da incomunicabilidade”.

Já em Rio das lágrimas secas, Saskia Sá busca, de acordo com o curador, “uma visão atenta ao acompanhar a força feminina diante da perda numa das maiores tragédias brasileiras recentes: a quebra da barreira da Samarco no Rio Doce.” Waldir acrescenta: “Ao centrar seu documentário na luta micropolítica das mulheres em defesa de seus lares, famílias e comunidades nas quais elas sempre foram parte importante de seu tecido, Saskia apresenta outras respostas, para além do discurso dos telejornais, à questão: ‘Como sobreviver após a morte de um rio?’”.

A respeito de Meninas, de Ana Murta e André Erlich, e Água Viva, de Bárbara Ribeiro, Waldir afirma que os curtas contrabalanceiam fases distintas das vivências coletivas de mulheres: enquanto o primeiro mostra “a intimidade feminina da infância de forma delicada e lúdica”, o segundo apresenta “as relações de cumplicidade entre colegas de hidroginástica, em sua maioria já na terceira idade, de modo sensorial e por vezes

encantador”.

A “hidra” de Pilares, de Lucas Bonini, único representante masculino na mostra, embora retrate um serial killer cuja identidade não é desvendada pela polícia, “é um filme de época em que as estratégias de sobrevivência da personagem feminina são fundamentais para seu desfecho”, segundo o curador.

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), a 25ª edição do Festival de Cinema de Vitória acontece de 3 a 8 de setembro deste ano em Vitória-ES. Este evento tem o patrocínio do BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine e da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, e conta com o apoio institucional da Rede Gazeta e do Canal Brasil.

SERVIÇO:

25º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA

Teatro Carlos Gomes, Centro de Vitória.

De 3 a 8 de setembro

Entrada gratuita

7ª MOSTRA FOCO CAPIXABA

Teatro Carlos Gomes, Centro de Vitória.

Segunda-feira (3 de setembro) | 19h30

Confira a lista de filmes selecionados:

A mulher do treze (Rejane Kasting Arruda, FIC, 16’39’’, ES). Inês mantém sua rotina.

Água Viva (Bárbara Ribeiro, DOC, 13’05’’, ES). Mulheres de uma turma de hidroginástica comunitária conversam submersas sobre questões femininas da terceira-idade. Maternidade, trabalho e aposentadoria são alguns temas abordados.

A “hidra” de Pilares (Lucas Bonini, FIC, 10’57’’, ES). No topo do vício, não consegue adiar a ansiedade em recomeçar seu ciclo predatório. Ele enfim aguarda ansioso que novamente alguma alma aceite a sua carona.

Meninas (Ana Murta e André Erlich Lucas, FIC, 9’48’’, ES). Maria Carolina Finamore Santos ama Lucas de Souza Altoé.

Rio das lágrimas secas (Saskia Sá, DOC, 25’06’’, ES). Recorte sobre as perdas sofridas por mulheres de três pequenas comunidades, localizadas no caminho da lama de destruição do desastre/crime ambiental provocado pelo rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Samarco, que ocorreu no dia 5 de novembro de 2015 e afetou o Rio Doce e todos os ecossistemas ao seu redor, matou 19 pessoas e desalojou inúmeras outras.

Deixe seu comentário!

Juliana Marculano Cake Design - Painel de Administração

Juliana Marculano Cake Design

Juliana Marculano Cake Design - Painel de Administração

Juliana Marculano Cake Design

Espaço Laser - Painel de Administração

Espaço Laser

Espaço Laser - Painel de Administração

Espaço Laser

Florê Decorações - Painel de Administração

Florê Decorações

Florê Decorações - Painel de Administração

Florê Decorações

De Papel Passado - Painel de Administração

De Papel Passado

De Papel Passado - Painel de Administração

De Papel Passado

Dinastia da barba - Painel de Administração

Dinastia da barba

Dinastia da barba - Painel de Administração

Dinastia da barba

Cassio Costa Produções e Eventos - Painel de Administração

Cassio Costa Produções e Eventos

Cassio Costa Produções e Eventos - Painel de Administração

Cassio Costa Produções e Eventos